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HARVARD - A Estratégia para Advogados

Quando as faculdades de direito preparam os alunos para a profissão, muitas vezes falta um ingrediente-chave: a estratégia.

Estudantes de direito aprendem processo civil, delitos e direito constitucional. Os alunos participam de clínicas sobre uma ampla gama de questões e aprendem pesquisa e redação jurídica. E o mais importante, como costuma ser dito, os alunos aprendem a “pensar como um advogado”.

Depois que os estudantes de direito se tornam advogados, também há uma série de requisitos de educação jurídica continuada - geralmente em áreas substantivas do direito. Mas, quando um advogado sobe na hierarquia, torna-se sócio, ou eventualmente é promovido para liderar uma equipe, departamento, setor, grupo de prática, escritório ou mesmo o escritório, ele está preparado para liderar?

Hoje, até mesmo pequenas e médias empresas e organizações jurídicas podem ter dezenas de advogados, mais equipe de suporte, vários escritórios – sem mencionar as maiores empresas, com milhares de advogados e escritórios em dezenas de países. Não há dúvida de que os líderes dessas empresas e organizações jurídicas são ótimos advogados, seja qual for sua área de especialização.

Mas o que importa a experiência em responsabilidade civil quando um advogado está agora encarregado de administrar um negócio complexo em um cenário cada vez mais competitivo? Litígio ou estratégia de negociação é uma coisa. Estratégia de negócios – como ter sucesso e se diferenciar no mercado atual – é outra coisa.

Leia mais no artigo: Animating Strategy for Lawyers da Harvard Law School

https://clp.law.harvard.edu/knowledge-hub/magazine/issues/leading-strategy/animating-strategy-for-lawyers/

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