Notícias

Fórum Permanente promove palestra sobre Direito Empresarial e do Consumidor

“Esse tema é muito sensível. Eu sou juíza de Vara Cível, então vejo o Direito do Consumidor praticamente o tempo todo, que é 90% do movimento forense atualmente na área do consumidor e empresarial. Particularmente, gosto de mediação, trabalho com isso. Hoje serão debatidos três temas muito importantes: Direito Empresarial, Direito do Consumidor e mediação”, comentou a juíza Lísia Carla Rodrigues na abertura do evento “Direito Empresarial e do Consumidor: fundamentos e reflexões para o equilíbrio entre empresas e consumidores”.

Realizado na manhã desta sexta-feira, dia 6, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, o evento marcou a 64ª reunião do Fórum e o lançamento do livro do mesmo título. Compuseram a mesa de debates a juíza Lísia Carla Rodrigues, que substituiu o presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury; a advogada Gabriela Assmar; o professor Plinio Lacerda Martins; a juíza Maria Cristina de Brito Lima; a advogada Maria Luiza de Barros Correia; o promotor de Justiça Leonardo Araujo Marques; e o professor Fábio Lopes Soares.

A advogada Gabriela Assmar comentou sobre a obra. Em sua fala, destacou a importância do livro que, segundo ela, é o que há de mais moderno sobre o assunto.

“Esse livro é o que há de mais moderno enquanto relacionamento da empresa com o consumidor. Essas empresas vêm buscando se adequar à realidade, não apenas do mercado ao qual pertencem, mas da sociedade, do movimento humano de buscar, cada vez mais, eficiência”, disse.

Mediador do evento e organizador do livro, Fábio Lopes Soares, professor da Fundação Getulio Vargas, comentou sobre o assunto. Assim como a juíza Lísia Rodrigues, destacou os 90% de demanda a respeito do Direito Empresarial e do Consumidor. Explicou, também, sobre o nascimento da obra, realizada por professores e operadores do Direito.

“Se fizermos uma jurimetria sobre a estatística do Direito para as demandas da atualidade, temos muitas questões ligadas ao Direito Empresarial e 90% dos casos são ligados ao assunto. O tema do evento e do livro tem a ver com o que mais tem volume no Judiciário. Todos somos consumidores e sentíamos falta de um livro dessa natureza. Era necessário um material didático, com estudos de casos e uma visão de educação executiva”, disse. E completou: “Todos os autores do livro são professores conhecidos, com reputação nacional e alguns internacionais. A obra nasceu com uma necessidade que tínhamos de trazer os aspectos práticos do Direito Empresarial e do Consumidor sob uma visão multidisciplinar, então ele tem, por exemplo, juiz, promotor de Justiça, conciliadores e advogados. Essa mescla trouxe o livro. Ele atende uma necessidade de o público ter um conteúdo prático”.

Lançado primeiramente em plataforma on-line, o livro foi apresentado presencialmente na Escola da Magistratura. O professor falou sobre o sucesso da obra e a importância do espaço disponibilizado.

“Acabei de ficar sabendo que a obra já está esgotada, o que é uma satisfação muito grande para nós. Esse lançamento na EMERJ é importante, pois entendemos que é da vocação da Escola fomentar esse tipo de discussão para construção de boa ciência e oferecer, para uma coletividade, assuntos de peso e da atualidade”.

Fonte: EMERJ

Compartilhe esta publicação: